O que é ansiedade e como lidar com ela?

Sabe a série “La Casa de Papel?” Ela conta a história de um grupo de assaltantes que armaram um plano para roubar o banco nacional da Espanha. Logo nos primeiros episódios da série é possível observar que, assim que as autoridades percebem que o banco está sendo roubado, uma série de sistemas de segurança do banco é acionado: alarmes com sensor de movimento, trancamento de portas, inundação da área em que ficava o cofre. Tais medidas tinha como objetivo proteger o banco.

O funcionamento da ansiedade é similar ao sistema de segurança de um banco, ou seja, a função da ansiedade é proteger você. Sim, eu sei que não parece, mas calma que vou te explicar.

Imagine que você foi assaltado. Após alguns dias você passa por aquele local em que foi assaltado e começa a sentir muita ansiedade. A ansiedade, que tem função protetiva, está provavelmente tentando te avisar que permanecer naquele lugar pode ser perigoso e que você pode sofrer um novo assalto. Graças a ansiedade você anda por aquele local de forma mais alerta.

Esse tipo de ansiedade é uma ansiedade normal. Normal porque surge em momentos específicos e não te paralisa, não impede que você viva sua vida.

Contudo, existe a ansiedade patológica e essa sim é um problema.

A ansiedade patológica é marcada pela intensidade exagerada, frequência, interferência e evitação. Uma situação que geraria um nível de ansiedade normal, ou sequer causaria ansiedade, gera uma ansiedade intensa. A ansiedade começa surgir de forma tão frequente e em vários momentos do dia. A intensidade da ansiedade juntamente com a frequência passam a interferir nas suas atividades do cotidiano e para tentar não senti-la você passa a evitar situações que te geram ansiedade. A partir disso, você se torna refém da sua própria emoção.

É como se o sistema de segurança do banco fosse acionado a qualquer momento, mesmo quando não nenhum sinal de assalto, prejudicando os funcionários e os clientes do banco.

 

Algumas orientações que podem lhe ajudar a lidar com a ansiedade:

  1. Tenha uma boa noite de sono (7-8 horas por noite): Dormir mal traz prejuízos na regulação emocional;
  2.  Tenha uma boa alimentação: a qualidade dos alimentos que você come interfere na sua saúde emocional – descasque mais e desembale menos.
  3. Tenha uma rotina: Ter previsibilidade das tarefas a serem realizadas pode auxiliar a reduzir os níveis de ansiedade;
  4. Faça atividade física: realizar atividade física promove a liberação de hormônios benéficos;
  5. Cuide dos seus pensamentos: Lembre-se que os pensamentos são pensamentos. Eles vêm e vão. Eles não são fatos;
  6. Procure ajuda profissional: Nem sempre vamos conseguir lidar com a nossa ansiedade sozinhos. Se a sua ansiedade está prejudicando o seu dia a dia, procure ajuda profissional! Se desejar marcar sua consulta, é só clicar aqui.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *